Passar para o conteúdo principal
Aefp

Aberto ao Mundo

Logo AEFE

Uma rede escolar única no mundo

A AEFE, estabelecimento público que está sob a tutela do Ministério dos Assuntos Estrangeiros, lidera e administra a rede de ensino francês no estrangeiro, com a dupla missão não só de assegurar a continuidade do serviço público de educação para os franceses que se encontram no exterior, mas também contribuir para a difusão da língua e da cultura francesas no estrangeiro. Esta rede escolar, única no mundo, é constituída por 494 estabelecimentos, que acolhem mais de 320.000 alunos em 130 países. A qualidade e homogeneidade do ensino ministrado nestes estabelecimentos, bem como os valores que lhes estão associados, constituem as especificidades de uma rede única no mundo pela sua extensão.

Excelência, partilha, sucesso

O ensino ministrado nas escolas, colégios e liceus franceses no estrangeiro é inovador, aberto à cultura e à língua do país de acolhimento, e assegura uma aprendizagem reforçada das línguas vivas a partir do ensino pré-escolar. Os alunos são preparados para o futuro, para serem cidadãos e atores em sociedades abertas, poliglotas e multiculturais. Os estabelecimentos que fazem parte desta rede de ensino visam conciliar uma educação francesa e um ensino de padrão internacional, bem como a promoção da língua francesa, o desenvolvimento do plurilinguismo, uma pedagogia que conduza todos os alunos ao sucesso e uma exigência de excelência. Os resultados escolares confirmam esta excelência com uma taxa de sucesso no "baccalauréat” de 95%, dos quais 2/3 com menção.

Uma mais-valia para a França

Este dispositivo escolar, presente em praticamente todos os países e capitais do mundo, é reconhecido como um ator fundamental da presença francesa no exterior. Pelo facto de acolher e de formar cerca de 200000 alunos estrangeiros, continua a ser crucial para a influência da nossa cultura, da nossa língua e dos nossos valores. A AEFE contribui, igualmente, para o reforço das relações de cooperação entre os sistemas educativos franceses e estrangeiros. Além disso, participa ativamente na promoção do ensino superior francês e, sobretudo, funciona como um atrativo para aceder ao ensino superior em França. Finalmente, é uma mais-valia de primeira ordem na política de apoio à mobilidade das comunidades francesas e de desenvolvimento de empresas internacionais.

Os antigos alunos, um investimento para o futuro

O dispositivo de ensino francês no estrangeiro prolonga-se no seio de uma rede de antigos alunos que visa manter laços de amizade e de solidariedade entre todos aqueles que beneficiaram desta educação. Esta rede de ensino, estimada em 600.000 alunos, oferece um potencial de influência importante. Com efeito, muitos antigos alunos destas escolas, franceses e estrangeiros, de várias as gerações, exercem, no mundo inteiro, funções de destaque nos mais variados domínios: política, economia, ensino superior, comunicação social e cultura. Estas personalidades são os primeiros embaixadores do nosso modelo educativo e cultivam uma ligação privilegiada com a nossa cultura e a língua francesa. Entre estes antigos alunos, alguns exemplos de personalidades: Carlos Ghosn (Libano), Boutros Boutros-Ghali (Egito), Ingrid Betancourt (Colombia), Jodie Foster (Estados-Unidos), Marjane Satrapi (Áustria), Jonathan Littell (Estados-Unidos), Atiq Rahimi (Afeganistão) …

Coordenadas

Serviços centrais da AEFE:

23, place de Catalogne - 75014 PARIS -  
Téléphone : +33 (0)1 53 69 30 90
1, allée Baco - BP 21509 - 44015 Nantes Cedex 1 -
Téléphone : +33 (0)2 51 77 29 03

www.aefe.fr

Documentos para descarregar