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Apresentação do Percurso de Orientação Professional

O que é o percurso de orientação profissional?

O percurso de orientação profissional deverá permitir que cada aluno, desde o 6º ao 12º ano :

  • Compreenda o mundo económico e profissional, bem como as diversas profissões e áreas de formação;
  • Desenvolva o sentido de compromisso e de iniciativa ;
  • Elabore o seu projeto de orientação escolar e profissional.
Atividade Datas Nível
Professor Principal/diretor de turma (PP) sempre que for necessário todos
Estágio em empresa 3 dias em Abril  4e (8º)
Fórum das profissões uma tarde en Março 3e (9º) e 2de (10º)
  • Acompanhamento personalizado
  • Ensino de Exploração
sempre que for necessário a partir da 6e (6º)
Fórum das profissões (Lisboa) dois dias em janeiro 1ère (11º)
Encontro personalizado sempre que for necessário 3e, 1ère, Tle (9º, 11º, 12º)

Para obter mais informações, consulte :

Eduscol - Parcours Avenir

Onisep - Parcours Avenir

Quem são os interlocutores privilegiados, no LFIP, em termos de orientação profissional?

O serviço de orientação acompanha, ao longo do ano letivo, os alunos e está à disposição das famílias para encontros individualizados.

Os principais interlocutores são os professores principais, o psicólogo escolar, Daniel Basto, Sandrine Remelgado, o Diretor, …

Quais são as grandes etapas do « Percurso de orientação profissional”?

Indicamos, a título de exemplo, alguns objetivos e atividades de cada etapa do percurso do aluno no Lycée Français International de Porto:

Ciclo 3 –Ciclo de consolidação

  • 6º ano - Imaginar/ Projetar-se
    • Organizar um inquérito junto dos colegas;
    • Realizar um autorretrato : conhecimento de si e do outro ;
    • Realizar um cartaz/um vídeo/ …« Onde estarei, o que farei daqui a dez anos? ».

Ciclo 4 –Ciclo de aprofundamento

  • 7º ano - Questionar/Apresentar
    • Efetuar pesquisas sobre uma profissão ;
    • Realizar um questionário ;
    • Apresentar uma profissão, utilizando um suporte numérico, perante um júri.
  • 8º ano - Integrar-se/Fazer um balanço
    • Efetuar um estágio de observação em empresa ;
    • Fazer um balanço personalizado da experiência de estágio ;
    • Apresentar a experiência de estágio oralmente e por escrito.
  • 9º ano - Reunir/Debater
    • Participar no fórum das profissões;
    • Debater sobre as desigualdades no mundo do trabalho ;
    • Informar-se sobre o percurso no lycée.

Lycée

  • 10º ano - Descobrir/Organizar
    • Visitar empresas ;
    • Estudar os setores de atividade e reunir com representantes dessas profissões;
    • Informar-se sobre as áreas do baccalauréat;
    • Familiarizar-se com a plataforma AGORA (Plataforma de partilhas entre os antigos alunos dos liceus franceses no estrangeiro).

            Para obter mais informações :Agora - Orientation AEFE

  • 11º ano - Partilhar/Refletir
    • Participar em encontros personalizados de orientação ;
    • Participar no fórum das profissões do Ensino Superior em Lisboa ;
    • Familiarizar-se com o portal APB (Admission Post Bac Portail National des Admissions dans l’Enseignement Supérieur).

            Para obter mais informações :Admission Postbac

  •  12º ano - Tomar decisões/Organizar-se
    • Participar em encontros personalizados de orientação ;
    • Compreender o procedimento de orientação para o ensino português e outros procedimentos internacionais ;
    • Participar em salões de educação ou portas abertas, em França ou em outros países;
    • Finalizar o procedimento APB e/ou para concorrer ao Ensino Superior português.

             Para obter mais informações :Site officiel – Direcção Geral do Ensino Superior

Quais são as ferramentas?
Projetos coerentes

Mas, os responsáveis pelo percurso de orientação não se limitam a facultar informações no domínio da orientação profissional. Procuram, sobretudo, pôr em prática projetos coerentes que permitam acompanhar os alunos, não só no seio das disciplinas escolares mas também a uma escala mais abrangente, que integre toda a comunidade escolar (do local ao internacional).

Alguns exemplos :

  • Integrar o « Conseil de la Vie Lycéenne » (CVL)
  • Participar em programas de mobilidade internacional
  • Participar em concursos disciplinares (tais como « Maths en jeans »)
  • Participar em projetos de solidariedade
  • etc…

Documentos para descarregar