Passar para o conteúdo principal
Aefp

CDI - Centro de Documentação e de Informação

CDI - Centro de Documentação e de Informação

e-sidoc-color.png

O CDI do Lycée Français International de Porto é não só um centro de documentação e de informação mas também uma biblioteca. Está sob a responsabilidade de uma professora documentalista que assegura a sua gestão.

É um centro de recursos multimédia que está ao dispor dos alunos, desde o CM2 (5º ano) até à Terminale (12º ano), e de todos os funcionários do estabelecimento.

Os alunos podem usufruir do CDI durante o seu tempo livre (hora livre, intervalo ou pausa do meio-dia), para trabalhar, ler, fazer pesquisas, realizar trabalhos e requisitar obras.

O CDI dispõe de um acervo composto por romances, contos, novelas, álbuns, bandas desenhadas, revistas, livros e filmes/documentários, adequados a cada nível de aluno utilizador, a maioria em língua francesa e em português, mas também em inglês.

A base de dados por ser consultada em linha no portal E-sidoc

Sequências pedagógicas são, com regularidade, organizadas no CDI sob a responsabilidade da professora documentalista.

O CDI é, também, um local onde têm lugar diversos acontecimentos culturais como, por exemplo, encontros com autores ou exposições que oferecem uma abordagem diversificada da francofonia.

As regras de ouro no CDI

O CDI é um espaço de trabalho. Os alunos devem ter, por isso, um comportamento correto e respeitar o trabalho de cada um.

Os alunos podem vir ao CDI durante as horas livres e depois das aulas. Devem inscrever-se, antecipadamente, junto dos vigilantes e devem ter um projeto preciso (o CDI não é uma sala de estudo!!!). A documentalista estará à disposição dos alunos para os ajudar e guiar durante a elaboração das pesquisas.

Seja durante o recreio ou durante a pausa do meio-dia, o CDI não é um espaço de convívio, nem uma cafetaria (bebidas e comida são interditas).

Os livros devem ser manipulados com precaução e não devem ser rasurados, rasgados, nem coloridos. Serão, ainda, arrumados seguindo a classificação prevista, a fim de conservar a coerência do acervo documental.

A utilização do telemóvel é totalmente proibida no CDI a menos que aprovado pelo professora documentalista.

A documentalista faz parte da equipa educativa: um aluno que não respeite as regras pode ser castigado ou convidado a sair e a reintegrar a sala de aula.

O empréstimo dos documentos
  • As obras da biblioteca (romances, documentários) podem ser requisitadas por um prazo renovável de 15 dias.
  • Não podem ser requisitados: os dicionários, as enciclopédias, os livros frágeis, volumosos ou raros.
  • Os documentos reservados aos alunos do lycée não poderão ser requisitados pelos alunos do collège sem o acordo prévio da documentalista.

Em caso de degradação ou perda de um documento, os responsáveis legais do aluno serão avisados e deverão pagar a quantia relativa ao dano provocado.

Equipamento informático
  • 7 computadores ­ligados à rede do estabelecimento estão ao dispor dos alunos;
  • 1 impressora;
  • 1 vídeo projetor.

A utilização da Internet deverá respeitar os termos do regulamento do bom uso dos meios de informática e das redes do Lycée Français International de Porto.

Horário

  • 2ª / 3ª / 5ª / 6ª feira : 8h30 - 17h50
  • 4ª feira : 8h30 - 12h45

Contato

Documentalista (Sra Agnès Meilhac) : cdi@lfip.pt

Documentos para descarregar