Passar para o conteúdo principal
Aefp

FAQs

FAQs

Línguas : oportunidade/dificuldade

Embora não saibamos falar francês, podemos inscrever o nosso filho no LFIP?

Sim, quando os alunos dominam a sua língua materna, aprendem as línguas estrangeiras sem dificuldade. Aquando da integração, quanto mais jovem for a criança, mais facilidade terá em aprender.
Todavia, a criança poderá integrar o LFIP independentemente da idade que tiver e do seu nível de ensino, pois disponibilizamos aulas de FLE – francês língua estrangeira – a para os alunos não francófonos. Não hesitem em solicitar mais informações junto da direção.

Apresentação da Maternelle

O meu filho terá a oportunidade de aprender português?

Sim. No LFIP, os alunos aprendem português de acordo com os programas oficiais do Ministério da Educação. Assim, podem ter um nível equivalente ou superior ao de alunos que frequentam uma escola portuguesa. Com o exame de “baccalauréat”, após o 12º ano, os nossos alunos integram, sem qualquer dificuldade, o Ensino Superior em Portugal  .

Ensino superior
Exame "Baccalauréat"

Uma vez que não falo muito bem francês, como poderei ajudar o meu filho a realizar os trabalhos de casa?

Para que o aluno tenha sucesso, o LFIP recomenda que os pais intervenham o menos possível no trabalho escolar do filho. O aluno aprende a gerir o seu trabalho na escola e conseguirá realizar os trabalhos de casa em autonomia. Em casa, os pais deverão incentivar a criança, criar as condições necessárias para que esta possa estudar com eficácia (sono, utilização de aparelhos eletrónicos, local adequado para o estudo) e certificar-se de que tudo está em ordem.

Uma vez que não falo bem francês, como poderei comunicar com os professores ?

A equipa pedagógica é composta por professores franceses, portugueses e professores que têm dupla nacionalidade. Os funcionários das secretarias pedagógica e administrativa, bem como os da “vie scolaire” falam perfeitamente português e francês. Poderão comunicar, sem dificuldade, por e-mail ou através do caderno ou da caderneta de correspondência em português.

Valor, reconhecimento e reputação do ensino ministrado no LFIP

As aulas ministradas estão de acordo com o ensino oferecido em outros estabelecimentos de ensino ?

Sim, o nosso estabelecimento está convencionado com a AEFE (“a maior escola mundial”) e conta com o reconhecimento do Ministério da Educação francesa (BO julho 2016, pág. 17).
É, igualmente, reconhecido pelo Ministério da Educação do Governo Português, pois é possível a passagem de um sistema para o outro (entrada e saída de alunos em qualquer nível) e os alunos do LFIP podem integrar o Ensino Superior Português (link orientação Portugal decreto de lei).

Horários, organização da vida escolar e da vida familiar/profissional

A partir de que hora/até que hora posso deixar o meu filho na escola?

Na « garderie », de manhã, a partir das 8h e, ao final do dia, até às 19h.

Propinas "Garderie"

O meu filho em três anos, vai entrar na « petite section”. Vai ter atividades durante a tarde?

Os horários são das 8h45 às 11h35 e das 13h45 às 16h35.
Os alunos da “petite section “ têm um tempo de descanso durante a tarde, para respeitar o ritmo biológico da criança.

Apresentação da Maternelle

O LFIP propõe atividades extraescolares ?

Sim, existem várias atividades ao final do dia e à quarta-feira à tarde.
O LFIP também propõe atividades extraescolares diárias durante as férias escolares. 

Inscrição na prática

Acabo de chegar a Portugal. Como devo proceder para inscrever os meus filhos ?

O procedimento é descrito no nosso site.
Atenção, para concluir a inscrição, é necessário que a criança e os pais possuam um número fiscal português.
Contactem a Dr.ª Carla Ribeiro, responsável da secretaria adjoint.daf@lfip.pt), que vos indicará qual o procedimento a seguir.

Vamos partir de Portugal. Como devemos proceder para fazer a transferência dos nossos filhos?

A saída/transferência de alunos deve ser comunicada, por escrito, com antecedência, à responsável da secretaria : será elaborado pelo LFIP um dossiê d´EXEAT (saída do estabelecimento), para que possam inscrever os vossos filhos em outra escola.
Contactem a Dr.ª Carla Ribeiro, responsável da secretaria adjoint.daf@lfip.pt), que vos indicará qual o procedimento a seguir.

Comunicação entre o estabelecimento escolare e os pais

Como é que somos informados sobre as reuniões, as saídas, etc., que o LFIP organiza?

Na escola primária, todos os alunos recebem um caderno de correspondência que os pais devem consultar regularmente. A direção e a administração comunicam convosco em francês e em português. Em caso de urgência, contactar-vos-emos por telefone.
Para que possamos contactar-vos com eficácia, agradecemos que nos forneçam os vossos contactos atuais. (DraCarla Ribeiro adjoint.daf@lfip.pt).

Agenda e Calendário

Almoçar na cantina escolar

Como consultar as ementas da cantina ?

Facilmente, no site do liceu.

O meu filho está inscrito para almoçar, mas perdeu o cartão da cantina.

O aluno poderá almoçar sem qualquer problema. No entanto, se o vosso filho não encontrar o cartão, deverão comprar um novo (2,50€) na secretaria ou poderão solicitar ao vosso filho que ele próprio o compre.
(Manuela Soares secretariat1.daf@lfip.pt, Paula Monteiro secretariat2.daf@lfip.pt)

É possível alterar o regime de almoço, ou seja, o meu filho pode passar a/deixar de almoçar na cantina, se assim o desejarmos?

Sim, para tal, contactem a secretaria :  Manuela Soares secretariat1.daf@lfip.pt, Paula Monteiro secretariat2.daf@lfip.pt

Outras questões práticas…

Venho buscar o meu filho depois das aulas e gostaria que ele saísse sozinho e fosse ao meu encontro no exterior do estabelecimento. É possível ?

Pedimos aos pais dos alunos do ensino pré-escolar que se dirijam à sala de aula (ou à “garderie”) para irem buscar os filhos.
Os pais dos alunos da primária deverão organizar-se para recuperarem os filhos junto ao portão principal. Ao final do dia, a partir das 17h00, os pais deverão dirigir-se à “garderie” para irem buscar os filhos.
Autorizamos que os alunos saiam sozinhos do liceu a partir do 6º ano.

Agradecemos que respeitem as regras, para que os vossos filhos estejam sempre em segurança.

Onde são guardadas as peças de vestuário e os objetos perdidos que, depois, são encontrados?

São guardados num local ao qual poderão aceder, desde que façam o pedido junto da receção (Contactem Dª Fatima Monteiro reception@lfip.pt).
Por outro lado, também é possível recuperar os pertences perdidos em dias específicos, estipulados pelo LFIP. Oportunamente, serão informados sobre as datas.