Passar para o conteúdo principal
Aefp

Apresentação da Maternelle

Ciclo das aprendizagens precoces (Ciclo 1)

L'École Maternelle, onde a criança se educa, organiza-se em torno de cinco domínios de atividades:

1 - A linguagem no centro das aprendizagens, a criança «falante aprendiz»
  • Permitir que cada criança possa participar em trocas verbais, em verdadeiras situações de comunicação.
  • Acompanhar a jovem criança na sua primeira aprendizagem da língua: a linguagem em situação.
  • Ensinar a servir-se da linguagem para evocar acontecimentos na sua ausência: acontecimentos passados, futuros, imaginários.
2 - Viver em sociedade
  • Desempenhar a sua função numa atividade, adotando um comportamento individual que tem em conta as obrigações da vida coletiva.
  • Identificar e conhecer as funções dos diferentes adultos da escola.
  • Respeitar as regras da vida em comunidade (respeito pelo outro, pelo material, pelas regras de educação …) e pôr em prática, relativamente aos seus colegas, alguns princípios da vida coletiva (a escuta, a entreajuda, a iniciativa…).
3 - Agir e exprimir-se com o seu corpo
  • Realizar uma ação que se possa medir.
  • Adaptar as suas deslocações aos diferentes tipos de ambiente.
  • Cooperar e opor-se individualmente ou coletivamente.
  • Realizar ações com intenção artística, estética ou expressiva.
4 - Descobrir o mundo: a criança exercita-se a raciocinar, ela experimenta e tenta compreender
  • Exercer a sua curiosidade, descobrindo alguns fenómenos que caracterizam a vida, a matéria ou, ainda, alguns objetos fabricados pelo homem.
  • Ordenar os acontecimentos no tempo que passa e estruturar os espaços que ela explora. Distinguir o mundo físico e o mundo vivo, graças a experiências.
  • Descobrir com outros olhos o mundo que a envolve e continuar a aprender a falar, a nomear, com precisão, os objetos e as suas qualidades, as ações e as suas características.
  • Descobrir que o desenho pode representar, com precisão, o que ela observou e partilhar as informações de que dispõe..
5 - Desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a criação
  • Na idade em que a inteligência sensível desempenha um papel central, as atividades de criação e as práticas artísticas devem ser particularmente desenvolvidas.
  • A criança desenvolve as linguagens de expressão que mobilizam o corpo, o olhar e o gesto.
  • «L`école maternelle» oferece um meio aberto a diligências artísticas e a referências culturais.
  • Elas permitem a abertura a diferentes sensibilidades e lançam os alicerces de uma cultura comum.
  • Nas realizações, uma parte importante é deixada à espontaneidade e à imaginação.